Alfred P. Sloan
(Por Charles)
Nascido em
1875 e falecido em 1966, assumiu a Presidência da General Motors em 1923 e
permaneceu como seu líder durante quase 30 anos e inventou a noção de empresa
descentralizada e multidivisional.
É o único autor
que ganhou a designação de guru ao escrever apenas um livro: My Years With
General Motors (1986), para mais uma autobiografia. Sloan começou por estudar
Engenharia Elétrica e licenciou-se no MIT, onde financiou a Sloan School of
Management.
Quando entrou na empresa, na
década de 20, a GM era o caos, um emaranhado de negócios dispersos e
desordenados. Endividada e com a produção à beira do colapso, a General Motors
quase foi à falência. Sloan assumiu a presidência em 1923 e criou as divisões
corporativas. Sua missão: dar suporte à produção, prover recursos financeiros,
organizar fábricas, suprir mão-de-obra. A organização, sob seu comando,
passaria a ser controlada por orçamentos, sistemas de contratação, relatórios
de vendas.
Enquanto Henry Ford dizia que
o consumidor poderia comprar qualquer carro desde que fosse um Ford preto,
Sloan adotou a estratégia de um carro "para cada bolso e propósito".
Sua linha ia do aristocrático Cadillac ao proletário Chevrolet. Resultado: em
1940, a GM alcançou o topo do mercado, com 47,5% das vendas, uma posição que
seu concorrente não mais recuperaria. Parte da saga de Sloan à frente da GM foi
contada em seu livro Minha Vida na General Motors. De acordo com Bill Gates, a
obra "provavelmente a melhor opção se você quiser ler apenas um livro sobre
administração".
Bibliografia:
Meus anos com a General Motors. Doubleday, 1964.
Minha vida na General Motors. Record, 1965.
Meus anos com a General Motors. Negócios, 2001.
Minha vida na General Motors. Record, 1965.
Meus anos com a General Motors. Negócios, 2001.
Tradução em Inglês
Born in 1875 and
died in 1966, he became president of General Motors in 1923 and remained its
leader for almost 30 years and invented the notion of decentralized
multidivisional company.
It is the only
author who won the guru assignment to write only one book: My Years With
General Motors (1986), for another autobiography. Sloan started to study
Electrical Engineering and graduated at MIT, where funded the Sloan School of
Management.
When he entered the
company in the 20s, GM was chaos a scattered and disorderly business tangle.
Indebted and production to collapse, General Motors almost went bankrupt. Sloan
became president in 1923 and created the corporate divisions. Their mission: to
support the production, providing financial resources, organizing factories,
supplying hand labor. The organization, under his command, would be controlled
by budgets, hiring systems, sales reports.
As Henry Ford said
that consumers could buy any car since it was a black Ford, Sloan adopted the
strategy of a car "for every pocket and purpose." His line was the
aristocratic Cadillac to the proletarian Chevrolet. Result: in 1940, GM reached
the top of the market, with 47.5% of sales, a position that your competitor no
longer recover. Part of Sloan saga ahead of GM was told in his book My Life in
General Motors. According to Bill Gates, the work "probably the best
option if you want to read only one book on management."
Bibliography:
My Years with
General Motors. Doubleday, 1964.
My Life in General
Motors. Record 1965.
My Years with
General Motors. Business, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário