TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO

TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Alfred P. Sloan

(Por Charles)
Nascido em 1875 e falecido em 1966, assumiu a Presidência da General Motors em 1923 e permaneceu como seu líder durante quase 30 anos e inventou a noção de empresa descentralizada e multidivisional.
É o único autor que ganhou a designação de guru ao escrever apenas um livro: My Years With General Motors (1986), para mais uma autobiografia. Sloan começou por estudar Engenharia Elétrica e licenciou-se no MIT, onde financiou a Sloan School of Management.
Quando entrou na empresa, na década de 20, a GM era o caos, um emaranhado de negócios dispersos e desordenados. Endividada e com a produção à beira do colapso, a General Motors quase foi à falência. Sloan assumiu a presidência em 1923 e criou as divisões corporativas. Sua missão: dar suporte à produção, prover recursos financeiros, organizar fábricas, suprir mão-de-obra. A organização, sob seu comando, passaria a ser controlada por orçamentos, sistemas de contratação, relatórios de vendas.
Enquanto Henry Ford dizia que o consumidor poderia comprar qualquer carro desde que fosse um Ford preto, Sloan adotou a estratégia de um carro "para cada bolso e propósito". Sua linha ia do aristocrático Cadillac ao proletário Chevrolet. Resultado: em 1940, a GM alcançou o topo do mercado, com 47,5% das vendas, uma posição que seu concorrente não mais recuperaria. Parte da saga de Sloan à frente da GM foi contada em seu livro Minha Vida na General Motors. De acordo com Bill Gates, a obra "provavelmente a melhor opção se você quiser ler apenas um livro sobre administração".
Bibliografia:

Meus anos com a General Motors. Doubleday, 1964.
Minha vida na General Motors. Record, 1965.
Meus anos com a General Motors. Negócios, 2001.

Tradução em Inglês

Born in 1875 and died in 1966, he became president of General Motors in 1923 and remained its leader for almost 30 years and invented the notion of decentralized multidivisional company.

It is the only author who won the guru assignment to write only one book: My Years With General Motors (1986), for another autobiography. Sloan started to study Electrical Engineering and graduated at MIT, where funded the Sloan School of Management.

When he entered the company in the 20s, GM was chaos a scattered and disorderly business tangle. Indebted and production to collapse, General Motors almost went bankrupt. Sloan became president in 1923 and created the corporate divisions. Their mission: to support the production, providing financial resources, organizing factories, supplying hand labor. The organization, under his command, would be controlled by budgets, hiring systems, sales reports.

As Henry Ford said that consumers could buy any car since it was a black Ford, Sloan adopted the strategy of a car "for every pocket and purpose." His line was the aristocratic Cadillac to the proletarian Chevrolet. Result: in 1940, GM reached the top of the market, with 47.5% of sales, a position that your competitor no longer recover. Part of Sloan saga ahead of GM was told in his book My Life in General Motors. According to Bill Gates, the work "probably the best option if you want to read only one book on management."

Bibliography:

My Years with General Motors. Doubleday, 1964.
My Life in General Motors. Record 1965.
My Years with General Motors. Business, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário